Entenda o que é um analisador de espectro e para que serve!
Analisador de espectro, já ouviu falar? Essa é uma ferramenta poderosa, e de muita utilidade na eletrônica, mas que muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação às suas características e aplicações!
Talvez você pense que ele seja algo de outro mundo, mas pode ficar tranquilo! Nós do Manual da Eletrônica, vamos ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o analisador de espectro e dar mais detalhes sobre ele. Então, bora aprender eletrônica!
O que é um analisador de espectro?
Para simplificar as coisas, o espectro é simplesmente o intervalo completo de todas as frequências possíveis da radiação eletromagnética, indo desde ondas com baixa frequência, como as ondas de rádio, até as ondas com frequência mais alta, como por exemplo as de radiação gama.
Leia também
Basicamente, o analisador de espectro é uma ferramenta de testes, e como o próprio nome indica, ele é capaz de analisar o espectro de um determinado sinal, sendo muito útil para fornecer várias informações deste sinal, tais como:
- Amplitude
- Potência
- Frequência
- Harmônicos
- Ruídos
- Distorções
Se você já viu um osciloscópio antes, é provável que ao ver um analisador de espectro pela primeira vez acabe se confundindo. Embora alguns modelos de osciloscópio tenham a aparência similar ao analisador de espectro, não vai além disso. Na verdade, o analisador tem características e aplicações bem específicas.
Características do analisador de espectro
Em um analisador de espectro é possível controlar diversos parâmetros de medição, determinando quais dados serão analisados e apresentados. Alguns características bem úteis em um analisador de espectro são:
- Ajuste de amplitude
- Marcadores de frequência
- Marcadores de ruído
- Configurações de tempo de varredura
- Busca de pico
- Geradores de rastreamento
- Portas de entrada adicionais para análise multicanal.
No mercado dá para encontrar uma enorme quantidade de modelos de analisadores de espectro, cada um com funções e características bem específicas, desde as mais simples até as mais avançadas.
Por exemplo, a RIGOL tem modelos que são bem interessantes, como os das famílias RSA3000 e RSA5000, pois são analisadores de espectro em tempo real.
Dessa forma, existe a possibilidade de monitorar continuamente o espectro, sendo ideal para capturar os efeitos transitórios, sinais de baixa potência e outras fontes de interferência em tempo real.
São equipamentos que oferecem alta resolução para separar aqueles sinais com frequências bem próximas, facilitando a identificação do sinal para caracterização e medições avançadas.
Outro detalhe que também facilita muito são os atalhos com os botões do painel frontal, a tela sensível ao toque, entrada para conectar teclado, mouse e monitor. Sem contar que tem uma interface do sistema operacional Linux integrada, sendo muito confiável e estável.
Para que serve um analisador de espectro
O analisador de espectro é uma ferramenta que pode revelar vários detalhes e elementos que seria desconhecido sobre um sinal, como o desempenho do circuito ou equipamento que produz o sinal e a eficiência dele.
Esse equipamento é indispensável para projetar dispositivos geradores de RF, tornando o seu uso fundamental em laboratórios de teste e serviços de campo especializados que lidam com ondas de RF.
Além de ser utilizado para analisar sinais de radiofrequência, ele também é muito útil para fazer testes de circuito eletrônico, sendo fundamental para encontrar o melhor designer possível.
Uma curiosidade, você sabia que pra colocar um produto novo no mercado, é necessário realizar um teste de interferência eletromagnética (EMI) e outro de susceptibilidade eletromagnética (EMS)?
Um teste serve para medir a reação do dispositivo para quando ele é exposto a ruídos eletromagnéticos. E outro mede a quantidade de ruído eletromagnético que é gerado pelo dispositivo.
Tanto o teste EMS quanto o EMI são fundamentais para garantir que os produtos elétricos sejam seguros, certificando a capacidade deles suportarem interferências, e não causem operações indesejadas.
Notebook, smartphone, micro-ondas e outros bens de consumo são alguns exemplos que precisam passar por testes de EMI e EMS.
Estes testes são bem complexos, e para isso são utilizados equipamentos de vários tipos, que podem ser os amplificadores de potência, geradores de RF, geradores de surto e principalmente os analisadores de espectro.
Pra conhecer melhor um analisador de espectro, saber como ele funciona e entender as suas principais características, recomendo que assista o vídeo a seguir.
Se você tem interesse em comprar um analisador de espectro, consulte o catálogo da RIGOL. Lá tem equipamentos de muita qualidade e com um excelente custo-benefício!
Também é bom destacar que todos os equipamentos da RIGOL são fabricados na China, mas que podem ser adquiridos facilmente no Brasil, e que neste caso, recebem uma garantia de três anos.
Caso tenha qualquer dúvida sobre este assunto, deixe aqui nos comentários. E se este conteúdo te ajudou, compartilhe-o para que mais pessoas também consigam aprender eletrônica!
Sobre o autor
Pedro Alves atua na área de eletricidade desde 2014 quando cursou Eletromecânica no SENAI. Se tornou eletricista especializado em comandos elétricos e instalações elétricas prediais no ano de 2015. Também é Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG. Trabalha como eletricista autônomo há mais de 4 anos e tem vasta experiência como editor de conteúdo para artigos técnicos na empresa Mundo da Elétrica.
Veja também
Sensor NTC – Características e aplicações!
Grandezas elétricas – O que são e quais são elas!
Indutor, o que é? Funcionamento, tipos e aplicações!
Varistor – Para que serve e como funciona!